quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

A tristeza faz parte.

Boa noiteeeeeee!!!! Tudo bom com vocês???
Então, eu ainda estou em tratamento. Faço de 21 em 21 dias, aplicação de AVASTIN. 
Ele não é tão chato como os outros remédios quimioterápicos, mas judia do corpo do mesmo jeito, principalmente os rins. Mas vamos que vamos... sem parar, por 18 meses!!!! 
Como eu não sinto nada, é tranquilo, vou pro COC (clínica), faço exame de sangue, passo pelo Dr. André, faço a aplicação que dura 45 minutos mais ou menos e volto pro trabalho. Super de boas. 
Mas tem uma coisa, que pra mim é bem difícil nesses dias: a sala de químio. 
Eu amo aquele lugar, as pessoas, as enfermeiras, os médicos, as atendentes, todos que trabalham lá. Aliás, sou APAIXONADA E GRATA por todos. (eu sei que elas estão lendo, então vou puxar o saco, quem sabe não ganho chocolate quando for semana que vem?! hahahahahaha), brincadeirinhas a parte, mas elas (e eles) sabem que amo mesmo!!!!
Voltando a sala de químio, das últimas 3 vezes que fui, não consegui controlar o choro. Um choro doído, choro de uma mistura de sentimentos... Vejo todas aquelas pessoas alí, passando mal, vomitando, algumas chorando de dor, fraquinhas, veia que não aparece, sono incontrolável, carequinhas, algumas felizes pois está acabando o tratamento, já outras sem esperanças nenhuma de vida. Familiares preocupados, que se viram de costas para seu filho/filha ou seu pai/mãe pra que não perceba que estão chorando. Vejo as enfermeiras chegando com aquele monte de saquinhos com químio, na mesma hora sinto aquele gosto horrível que jamais sairá da minha boca... aiiiiiiiiiiii, quanto sentimento rola, em apenas 45 minutos.
É como se um filme, passasse na minha cabeça, de tudo que passei com meus 2 tratamentos, com o tratamento do meu pai, pois tenho os 2 lados, né? De paciente e de acompanhante. Que por sinal, impossível dizer qual dói mais... se bem que acho, ou tenho certeza, que o pior é ser acompanhante, pois quando é com a gente, sabemos nosso limite e entendemos nossa dor. Com quem amamos, nos sentimos impotentes.
Vejo toda essa cena, e eu lá.. com os cabelinhos crescendo, com vontade de gritar pra todos que TUDO VAI DAR CERTOOOOOO!!!! Mas não dá. será que vai dar tudo certo mesmo? Pode ser que sim, mas é bem difícil da gente acreditar quando estamos no momento da quimioterapia. 
É impossível achar que vai ficar tudo bem, que o enjoou vai passar, que o cabelo volta a crescer, que voltaremos a sentir cheiro e gosto das comidas, que conseguiremos dormir uma noite inteirinha, que nosso corpo irá parar de sentir dores, que vamos conseguir andar sem ficar cansados, que os amigos voltarão a falar com você normalmente e te chamar para fazer algo, que as pessoas na rua não vão mais te olhar com cara de dó, que tua respiração voltará ao normal, que tua vida poderá ser linda, é bem difícil de acreditar em tudo. 
E meu coração começa a explodir de tristeza ao ver as pessoas assim, pois eu sei exatamente o que estão passando, tenho vontade de arrancar tudo aquilo e jogar uma poção mágica de cura em todos. 
Meu coração também explode de vontade de dizer OBRIGADAAAAAA!!!! ESTOU VIVAAAAA!!!! Passei por tudo aquilo e estou aqui, bem. É como se eu tivesse olhando um vídeo da minha vida, de uns meses atrás onde eu só tinha vontade de ficar deitada, fraca, indo pro banheiro a cada 10 minutos vomitar. (SIM! dessa vez, eu cheguei a vomitar 23 vezes em apenas 1 dia.), nem sei o que, pq eu não comia. rsss
Meu coração também explode de sei lá o que... de tudo, de nada, de muito, de pouco... só sei que explode tanto, que choro igual criança.
As vezes acho que é choro de desabafo também, pois sou durona e durante todo o tratamento, não quis amolecer, tentava não ficar triste, não pensar em coisas ruins, não chorar, então esse choro também é um respiro, tipo soltando tudo que segurei aqui dentro. Saio de lá querendo VIVER!!!
Fico até orgulhosa de mim, pois essa parada de químio realmente não é brincadeira viu, só quem já fez sabe o que é, não dá pra explicar. Vejo o quanto fui forte pra aguentar aquele veneno. Agradeço ao meu corpo por aceitar o veneninho do bem e me ajudar nesse tratamento. Judia demaisssss do corpo, tadinho.
Semana que vem estarei lá de novo, sei que vou ficar triste, sei que não será fácil ver toda aquela cena dentro da sala de químio, mas não esquecerei de agradecer muito por eu estar bem depois de tanta coisa chata que passou.
E rezar muito, muito, muito pra Deus ajudar a dar forças pra quem está passando pelo tratamento agora, às famílias e que a cada dia descubram novos tratamentos mais eficientes para o câncer. AMÉM!!!
Termino esse texto... chorando...


OBS: Sempre coloco a foto primeiro, mas dessa vez fiz diferente para não assustar ninguém. hahahaha




                    Prestes a começar a segunda sessão de químio desse último tratamento.
                  Tive alergia de um dos remédios e estava morrendo de medo, chorei muito.



Sem cabelo, sem sobrancelha, sem cílios, sem maquiagem e de cama.


                                             Minha última sessão. Beeemmm inchada! 

Primeira sessão do último tratamento. Olha a quantidade de remédio!



 Dia que coloquei o catéter, estava morrendo de medo, gritei, chorei, precisei de reforço da enfermeira Shirley na sala de cirurgia, mas depois fiquei feliz com o resultado! 
Chega de furar veias!




24 comentários:

  1. Sabe ? Você tem essa poção mágica de cura .... Seu coraçãozinho não precisa explodir de tristeza, não .... Cada vez que você sente seu peito apertar por cada uma dessas pessoas, seu coração está mandando energia de fé, de esperança, de otimismo para elas.... Mesmo que você não perceba .... Você não sabe o bem que faz a elas ..... pode acreditar <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari...ha momentos inexplicáveis em nossas vidas... vamos da alegria ao choro em segundos...voltamos a ter alegria acompanhada de uma fé renovada...
      Passar por momentos difíceis foi, entristece, faz um pedaço do nosso mundo desabar... mas ha um Deus que nos fortalece e nos faz vencedores... VC É VENCEDORA...VC É GUERREIRA...������

      Excluir
  2. Querida, todo seu pensamento positivo e sua alegria de viver transborda e atinge a todos a sua volta. Os seus amigos em tratamento, com certeza recebem sua boa energia e vc, ao enviá - la, com certeza recebe em dobro!
    Continue firme. Falta pouco e vc estará renovada e novinha em folha. Avante Mari. Quem nasceu pra ser guerreira não perde a batalha! Bj imenso da sua pro

    ResponderExcluir
  3. Essa é minha prima: corpo de ferro, coração de ouro. Que orgulho gente! - Paulo Ghiraldelli Jr.

    ResponderExcluir
  4. Força querida... Coragem você tem de sobra!
    Que a Sagrada Família possa ampara-la nessa luta...
    Deus a abençoe, Aurora Maria.


    ResponderExcluir
  5. Concordo com o comentário acima...sua energia e sua luz atingem todas aquelas pessoas que estão lá e de alguma forma você os ajuda. Difícil não se emocionar vendo essas fotos, mas o bom é ver que o pior já passou e você continua sendo a velha de guerra. (Não tão velha assim...somos muito jovens).
    Te amo

    ResponderExcluir
  6. Mari, eu tenho profundo respeito por vc e um carinho desmedido por sua mãe e avó..
    Essa sua garra e força vem de raiz..
    Parabéns guerreira linda..
    Força..bjs

    ResponderExcluir
  7. Ai Mari, você é demais! orgulho de você! Beijos e boa sorte sempre!

    ResponderExcluir
  8. Mari, somente quem a conhece pessoalmente sabe o ser de luz que vc é!Ficamos muito sensíveis com o tratamento, é uma explosão de emoções e sentimentos, por isso, deixe fluir o que vier...Beijos e fique com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim nao aparece quem é... :(
      Quem eh vc?? alguem bem linda eu tenho certeza rsrs..

      Excluir
  9. Mari minha linda, tento imaginar como deve estar sendo duro esse segundo tratamento, mas sei que não faço a menor idéia mesmo. Sei que se for preciso chorar, se for preciso ficar zangada, se for preciso duvidar, se for preciso ficar triste não contenha nenhum desses sentimentos pois servirão como um choro, um desabafo. Tenho certeza que depois do choro vem seu sorriso, depois da zanga virá sua paz, depois da tristeza voltará a sua alegria e da dúvida sua fé e certeza virão com mais força. Peço a Deus que continue te dando coragem para que você atravesse mais essa etapa e que esses tempos difíceis venham logo fazer parte de uma lembrança.
    Estou sempre com você e Malu em minha mente, pedindo, meditando, e rezando pra nossa senhora. Que ela esteja sempre com você te dando força e fé.
    Quanto a nossa última conversa por telefone (lembra?) estou só esperando pra ir aí fazer aquela torta de nozes pra comermos juntos. Um beijo grande e um abraço demorado.

    ResponderExcluir
  10. Que você sempre chore... e também continue sendo essa pessoa inigualável em força.
    TE AMO e HAJA O QUE HAJAR !!!

    ResponderExcluir
  11. Oi minha linda, uma simpatia só, te amo cada dia mais. Em Março queria te ver, vamos marcar algo? Beijo grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamossssssss. certeza... comentamos o mesmo aqui!!! rsss..

      Excluir
  12. Mari, minha linda!
    Que saudades de você. Que saudades de ler seus posts. Que saudades das lições de vida que você nos ensina.
    Apesar da distância física e do tão longo tempo sem conversar com você, o amor é o mesmo - aliás, é bem maior. Admiro tanto você, sou sua fã incondicional.
    Você é a nossa guerreira querida. E guerreiras, Mari, também choram. Também sentem dor, cansaço, também amam - e muito - o próximo e por isso, o coração fica apertadinho quando vê determinadas coisas.
    E guerreiras, como você, vencem a guerra e ajudam os colegas de combate que também enfrentam seus desafios a vencer cada batalha.
    Tenha certeza que você, dentro e fora daquela sala, transmite seu amor e sua garra a cada um deles.
    Você é um anjo, Mari querida!
    Só sei te admirar mais e mais a cada dia!
    Saudade enorme de você!!!
    Milhões de beijos com todo amor
    Joinha

    ResponderExcluir
  13. Na linguagem da bola você tomou um gol, foi pro segundo tempo em desvantagem, brigou, lutou, virou o jogo pra 3 a 1, tomou um gol no meio do segundo tempo, reorganizou o time, fez 4 a 2 e agora já tá nos acréscimos pra manter a vitória e ganhar de vez. Queria que o meu time tivesse a sua força de vontade quando joga em desvantagem.

    Parabéns pela vitória,

    Bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Genteeeeeeeeeeee. eu amei teu comentário. hahahahaha Só preciso entender se vc me coloca nos times normais ou naqueles times que vc gosta de assistir sabe?? não vou dizer times ruins, mas vamos dizer, times mais inferiores. haahahahahahha
      obrigada Primo.. amei de coração tua msg. <3

      Excluir
  14. Oi, Mariana ... ontem vi um artigo sobre um rapaz de uns 20 anos, que precisa fazer hemodiálise mas decidiu não fazer pq prefere morrer a viver sem qualidade, tendo que se tratar pelo resto da vida. Ele tem a chance de derrotar a doença, mas escolheu a autoderrota ... triste demais! Vc é muito diferente, querida! Pessoas como vc serão sempre vencedoras! bjs com muito carinho

    ResponderExcluir
  15. Sinto muita saudades !!! tenho pensado muito em vc !!! em como está sendo guerreira e forte! QUE deus me conceda a graça de um pouquinho de sua energia! sempre choro quando lembro de todas as meninas do pensionato !!! foram tantos momentos bons!!! TE AMO DE TODO MEU CORAÇÃO !

    ResponderExcluir
  16. ...prefiro apenas pensar que daqui uns meses isso tudo será passado...e terá sido uma experiência interessante, apesar de tudo...e única...como você... única na maneira bem humorada...doce, sensível e corajosa de expressar seus pesares...e bora curtir esse carnaval que tá chegando!...olha a Mariana aí gente!!!!...mais radiante do que "Mangueira" e "Beija flor" juntas na avenida!..

    ResponderExcluir
  17. Mary querida.. acho que vamos somatizando tudo ... chega uma hora que o sentimento transborda ! permita-se sentir , mas acalme seu coração... lembre-se que tudo está sob controle maior ... vc está nas minhas orações !!! Que seu caminho seja de luz e amor !!! bjinhos !!!

    ResponderExcluir
  18. Mi querida Mari. No tengo palabras para expresar todo lo que me transmites al leerte . Me invade un torrente de emociones ....Desde tu sabiduria serena .infatigable luchadora dandonos lecciones de vida .AYUDANDO SIEMPRE Eres un ser de luz y tu sóla presencia en la sala de quimio transmites animo fuerza y esperanza a las personas que alli estan y a todos al leerte . Me siento tan agradecida de tu AMISTAD Y orgullosa de ti . Te abrazo directo al corazón

    ResponderExcluir
  19. Só o blog é pouco, esses relatos deveriam se tornar no mínimo uma mini série, uma novela ou mesmo um longa metragem porque a saga dessa moça deve servir de exemplo para muitos!

    ResponderExcluir