segunda-feira, 9 de setembro de 2013

O lado da MÃE!!!

 Felicidade sempre!!! Nos momentos bons...

...e nos ruins, fazemos ficarem bons!!! Foto tirada assim que a Mari raspou o cabelo.

"Por que eu? Como pôde Deus deixar que isso acontecesse comigo?" Por que o câncer “pegou” minha filha jovem, de 30 anos, com uma vida linda pela frente, cheia de sonhos e não eu que já vivi 65 anos, que já tive filhos, já trabalhei, já conquistei muita coisa, já realizei os meus sonhos?
Coisas ruins que acontecem com pessoas boas não podem ser explicadas e compreendidas, na visão dos cristãos, embora quem segue a linha do espiritismo acredita que foi escolha e que com ela vamos nos aperfeiçoar.
Mas, a verdadeira pergunta é: o que fazer agora? Será que conseguimos aceitar o fato de que esta vida é imperfeita? Será que conseguimos amá-la assim mesmo, simplesmente porque é a única que temos?
Esse é o primeiro questionamento, o primeiro desabafo de uma mãe que está ao lado da filha quando o médico lê o resultado da biópsia com o diagnóstico de câncer. Faz um ano e lembro nitidamente da expressão do médico, da dor no meu peito ao ouvir as palavras, mas, mais forte que tudo, do choro da Mariana. Da expressão de horror nos seus olhos. Saímos do consultório, caminhando sem chão até chegar ao carro. Aí, nos abraçamos e desabamos. E estou aqui hoje pra falar de quem fica ao lado do paciente: desde o dia nunca esperado da notícia da doença, até o dia muito esperado da notícia da cura. Esse caminho, embora curto no tempo, é imensamente longo, quase sem fim, no dia-a-dia do tratamento. Esse termo, “tratamento” foi o que ouvi da Gigi, uma amiga da área de saúde com muita experiência: Malu, câncer tem tratamento. A partir daí, entramos de cabeça. Agarramos a nossa nova realidade “pelos colarinhos”, como dizia meu pai. Primeiro, a maratona pra escolher onde e com quem fazer o tratamento. Liga para o tio Jorge em Araraquara, para o primo William em Cachoeira Paulista, oncologistas. Liga pra todos os amigos médicos pedindo orientação, indicação de profissionais. E, claro, foram requisitados todos os santos e anjos de plantão. Quem melhor do que avós, pais, irmão, tios, primos, amigos, a pedir pra Deus iluminar nosso caminho, nossas escolhas? É isso mesmo: iluminação nas escolhas; a gente não tem essa experiência. Todo mundo que quer ajudar dá um palpite. É muita informação. Não dá pra pesquisar muito, pra experimentar. O tempo está correndo e o tumor crescendo.
Tio Eduardo aconselha fazer o tratamento aqui em Campinas, perto de casa, pois acredita na competência dos médicos. E foi por acaso que acabamos caindo no Centro de Oncologia Campinas. Abri a lista das clínicas credenciadas pelo nosso plano de saúde e passei dois telefones pra Mariana.  Ela ligou primeiro pro C.O.C., pediu consulta com o primeiro médico disponível e lá fomos nós no dia seguinte consultar o Dr. André. Um anjo, conforme a Mari citou no seu segundo post. Foi tudo de bom. Mariana, Edgard pai, Alexandre e eu - sim, entramos todos no consultório!!! – confiamos nele desde o primeiro contato. Passou competência, segurança, compreensão e bondade.  Foi uma escolha aleatória. E não é que deu certo? Tem ou não tem o dedinho de Deus, Jesus, Nossa Senhora, Santo Antonio e todos os anjos e santos? Sentimos que somos abençoados. A primeira etapa acabou. Alívio no peito pois,  o caminho já estava traçado. 
Agora, a cada três semanas, uma sessão de quimioterapia. Esse veneninho que cura mas provoca um estrago no corpo. Hora de fortificar o físico, pois o emocional está sendo cuidado pela legião de amigos com suas orações, vibrações e torcida infinita. Chá de graviola. Suco de graviola. Suco fortificado com beterraba, cenoura, maçã. Mais outro com couve, limão e mel. Vitamina de tudo que é jeito e gosto. O ferro da carne, o ferro da verdura. Dia após dia, mandando longe a anemia e a fraqueza.
Fazer comidas, sucos e vitaminas, é fácil. Acompanhar a filha nas sessões de quimioterapia e ficar fazendo reiki pra canalizar só boas energias, é fácil. Difícil é respirar fundo, encher os pulmões, até que tudo se resolva. Difícil é presenciar aquela agulha que não entra, sua filha ficando pálida quase chorando. Difícil é aguardar o resultado dos exames de sangue pra saber se o nível do CA baixou e do Pet Scam pra saber se o tumor sumiu. Difícil é ver que o sonho que sua filha alimentou desde que era bem pequenininha quando brincava com todas aquelas bonecas, terá que ser modificado. Porém, fácil é conviver com a nova Mariana. É fácil enxergar a linda mãe que ela vai ser.  É fácil aceitar as linhas que Deus escreve: minha filha nasceu pra coisas grandiosas. Pra abrir caminhos. Pra ajudar outras pessoas na caminhada. É fácil ver a luz que a Mariana irradia. Seu otimismo, sua força, sua fé. Agradeço a Deus e a todos do bem que nos cercam. É muito bom, uma bênção, sentir que não estou sozinha nessa retaguarda. Que tenho um filho e um grande amigo que é o pai dos meus filhos, ao meu lado, pra torcer junto, rezar junto, vibrar e agradecer junto, meus queridos Edgard e Edgarzinho.
Sou abençoada.  Obrigada, minha linda filha, pela oportunidade de viver ao seu lado, pelo crescimento que alcanço mirando o seu exemplo.
Eu te amo muito além do infinito,
 Mamãe Malu


24 comentários:

  1. Surreal a capacidade que vocês duas têm em nos fazer chorar a cada palavra contada dessa história.

    Obrigada!

    Amo vocês!

    ResponderExcluir
  2. Mariana/Malu,

    apenas uma palavra: Emocionante!

    Abração pras duas

    Yara Soares

    ResponderExcluir
  3. Plagiando minha filhota, surreal a capacidade que vocês duas tem de serem grandiosas juntas.Obrigada por tudo.Ainda acho que essa história vai virar um "grande" livro, quem sabe, escrito a quatro mãos ? Amo vocês mais que chocolate derretido......
    Ro

    ResponderExcluir
  4. Muito lindo, emocionante! Só isso que consigo dizer!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lindaaaa!!!!!
      vc eh um anjo na minha vida.
      beijokas pra vcs duas heheheh

      Excluir
  5. Um beijo pata cada uma, sem palavras só muitas lágrimas ! Amo vocês !

    ResponderExcluir
  6. Emocionante.... duas guerreiras lindas, dois exemplos de vida, e força, de garra.... vcs são a prova de que Deus existe e que ele manda, vez por outra, anjos para a terra para nos ensinar a ter GRATIDÃO por tudo e por todos que cruzam nossos caminhos... escrevo esse post enquanto as lágrimas escorrem pelo meu rosto. Sou grata, imensamente grata a Deus por ter colocado a Mari no meu caminho, por ela ter me recebido de braços abertos. Mesmo passando por um momento tão difícil, a Mari... vc Mari, me deu força, me deu sua amizade, ainda que virtual - mas não faltará oportunidade de nos conhecermos pessoalmente, né Mari ??... E agora, tenho a oportunidade de conhecer um pouquinho do coração da Malu Sória... e ai a gente entende o porque de a Mari ser uma pessoa tão linda, por dentro e por fora, tão iluminada, tão forte e tão doce... puxou à mãe... ao pai, ao irmão... VOCÊS TODOS, DA FAMÍLIA SÓRIA, MERECEM MEU RESPEITO E ADMIRAÇÃO ! Parabéns pelo post, Malu Sória !! Beijos no coração de vcs duas !!!

    ResponderExcluir
  7. Nunca perca a fé,e sempre tenha esperança.que coisas lindas virão,isto é mais um aprendizado para saber que somos fortes e podemos todos os dias conquistar mais dádivas na nossas vidas e forças pr viver cada dia como se fosse o primeiro...beijos.

    ResponderExcluir
  8. Ahhh quem não chorar com este post de sua mãe... rs

    ResponderExcluir
  9. ......só sabemos que nada sabemos!...mas sentimos...e sentimos muito!....MUITO AMOR POR VOCES DUAS E SUA HISTORIA DE SUPERAÇÃO!...
    Helo, Osmar, Juju, Fábio e Mel!...êita!

    ResponderExcluir
  10. Quanto amor maravilhoso cabe numa mãe maravilhosa... Essa mãe é voce MALU!!!
    Quanta força, coragem e beleza cabem numa mulher forte, corajosa e linda... Essa é voce MARIANA !!!
    E quanto importante é estarem sempre amparadas por seres iluminados como o Edgard e o Edgard Filho !!!
    E como é providencial ter encontrado um companheiro especial como o Alexandre na sua vida Mariana!!!
    Agradeço a Deus a benção de ter voces todos em nossas vidas!!!
    Um beijo enorme !!!
    Evanira

    ResponderExcluir
  11. Pode chorar de novo? A Tia Evanira disse tudo! Mari, Malu, Edgard, Tio Edgard e Alexandre vocês são guerreiros!!! A Mari tem uma família linda que conheço, admiro e gosto muito, há muuuitos anos! E posso dizer que são especiais! Obrigada por tudo e por mais esse aprendizado!
    Malu! Parabéns pela mãe maravilhosa que vc é e sempre foi!
    Não dizem que os filhos são o espelho dos pais...então... :)
    Saudades de todos!!!
    Bjos
    Leticia

    ResponderExcluir
  12. Que depoimento emocionante!!! Deus demonstra seu amor nos mandando anjos para nos acompanhar durante nossa jornada...e tenho certeza que saímos disso tudo ainda mais fortes,com mais vontade de viver e sermos cada dia mais felizes!!! :-) bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  13. Acho que já escrevi isso no blog, mas vou repetir.
    No vídeo de aniversário de 5 anos da Mari (aquele, da festa de palhacinhos), tocava uma música que fazia me lembrar de Santo André, de Malu, de Mari, de Dai, de Gazinho:

    "Ontem um menino que brincava me falou
    Hoje é a semente do amanhã
    Para não ter medo que este tempo vai passar
    Não se desespere, nem pare de sonhar
    Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs
    Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
    Fé na vida, fé no homem, fé no que virá.
    Nós podemos tudo, nós podemos mais.
    Vamos lá fazer o que será."

    E quem diria que 25 anos depois essa letra faria tanto sentido?

    Amo vocês!

    ResponderExcluir
  14. Você não poderia ser diferente com uma mamãe dessa!

    ResponderExcluir
  15. No tengo palabras para poder expresar la emoción que me invade despues de leerlo .Lo primero que me sale es GRATITUD.Obrigada por compartir, por enseñar ,por transmitir vuestra experiencia desde el corazón. Me siento afortunada de ser vuestra amiga. .ME LLENA DE ORGULLO Ver como sois ,llenas de LUZ tanto la madre como la hija juntas sois un equipo maravilloso junto con toda la familia . Sois nuestra familia querida en BRASIL Y contamos siempre con vosotros como sabeis podeis contar con nosotros en ESPAÑA.
    Un abrazo directo al corazón....
    M.carmen y Carlos

    ResponderExcluir
  16. Lindo o seu depoimento Malu! So' quem ja viveu o problema sabe que, se tivesse que escolher, nossos filhos nunca passsariam por isso. Mas voce tenha a certeza que, tanto a Mari como voce, sao vencedoras: a batalha esta ganha. Parabens pela coragem de aguentar firme a dor no coracao em ver a filha passando por toda essa experiencia. Que bom que ja passou e que voces podem respirar aliviadas e curtir essa vitoria. Obrigada Mariana pela licao de vida que voce nos deu e tem nos dado e, parabens Malu, pelo exemplo de amor, fe' e forca de uma verdadeira Mae. Amo voces!

    ResponderExcluir
  17. O OBJETIVO DE SUA VIDA NA TERRA, NÃO CONSTITUI Á AUTORIDADE A BELEZA OU CONFORTO EFEMEROS. É O APERFEIÇOAMENTO ESPIRITUAL.

    ResponderExcluir
  18. Parabéns Malu, teu depoimento é emocionante. Por mais que se saiba amar, amar um filho é verdadeiramente divino. Este amor que dá coragem e fortalece de tal forma que cura. Parabéns Mariana por esta mãe maravilhosa.Abraço a vocês com muito carinho e muita FÉ!!!! Beijos queridas Ingrid Ludke

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ingrid, amiga, temos algo em comum, não??? A mesma fé que você teve com o Luigi eu tenho com a Mariana. Aí vem Deus e nos abençoa. Um abraço, querida.

      Excluir
  19. Tal mãe, tal filha, PARABÉNS a ambas!

    ResponderExcluir