terça-feira, 16 de julho de 2013

VENCI O CANCER

Um orgulho poder mostrar essa plaquinha pro mundo!!!

Sempre esperei por esse post... escrever sobre a vitória, sobre o fim desse tratamento chato.
Mas agora me pego na situação e não sei o que escrever... hahahahahaha
Pode isso?
Recebi essa notícia de que meu tratamento havia acabado e que agora era só manutenção, dia 17 de junho... 1 mês atrás e ainda não consegui escrever. 
É um trilhão de coisas que passam pela cabeça, muita gente que eu tenho vontade de abraçar e agradecer pela ajuda, coisas novas em minha vida, valores diferentes, pessoas que conheci e pessoas que desconheci, dores estranhas, sentimentos jamais sentido antes, fraquezas e fortalezas, choros e risos... uiiiiiii como escrever tudo isso??? 
Vou tentar, mas sei que esquecerei de muita coisa... então vou colocando aos poucos.
Primeiro queria dizer que não me emocionei tanto com a notícia do médico, dizendo que meus exames tiveram ótimos resultados, não precisando mais da PORRA da químio (desculpem, precisava desabafar, e agora que já passou posso falar assim dessa droga desagradável), do que com as mensagens do facebook, ligações e e-mails que recebi.
O que foi aquele facebook??? (pra mim antes do câncer não tinha sentido nenhum e agora tem todo sentido do mundo. Essa ferramenta que pra mim, já serviu pra paquerar, bisbilhotar a vida dos outros, e que hoje, foi uma das maiores fontes de ajuda pra mim, onde recebi carinho demais, conheci pessoas incríveis, que me deram a maior força.)
O dia que coloquei essa foto aí de cima, eu chorava que nem louca cada "curtida" que eu ganhava, cada palavra, cada frase, enfim... foi demais! OBRIGADA!
Minha vontade é dar um abraço fooooorte em cada um e poder "tentar" agradecer e retribuir todo o bem que me fizeram, toda energia boa que recebi, pois com palavras é impossível...
Agora entendo quando meu pai disse, no dia 31 de dezembro de 2012, que esse seria o ano do agradecimento. Faz sentido :)
Pensando em tudo que aconteceu, vejo que estou muito mais forte do que era, realmente quando algo ruim nos acontece, aprendemos muito, na porrada, mas aprendemos. 
Por isso, fica aqui a maior das dicas, quando estiver desanimado, triste, achando que tua vida está uma mer%#, CALMA, teu problema pode não ser solucionado, mas que você ficará mais forte e aprender muito com tudo isso você vai. hahahahaahha 
Brincadeira a parte, é mais ou menos isso... agradeço por essa chance de crescimento interior (e exterior também, pois a quimioterapia me rendeu 17 kilinhos a mais. rs), hoje vejo o mundo mais colorido, as pessoas mais amorosas, meus problemas que eu achava que eram enormes, hoje os vejo pequenininhos, aliás, nem os vejo mais. 
Alguns podem dizer que estou uma pessoa mais fria, mas não acho não, acredito que esteja mais confiante e acreditando que tudo pode dar certo, basta querer, então não vejo razão pra ficar parada se lamentando e sofrendo por qualquer coisa boba.   
Aprendi que existem pessoas e pessoas, amigos e amigos, parceiros e parceiros. Uma coisa é você sair pra tomar cerveja, ou fazer churrasco e outra coisa é ser amigo, estar ao seu lado no dia de químio e não estar ao seu lado na semana pós químio, pois sabe que você não quer ver ninguém e só quer dormir (isso é importante também hahahaha), sair com você mesmo careca, de lenço, sem sobrancelha, gorda, magra, loira, morena, de maquiagem ou sem, de salto ou de rasteirinha, com cara de acabada ou com cara saudável, sair com você nem que for pra tomar um suco de laranja com beterraba, por saber que isso te fará bem. Amigo é aquele que mesmo sabendo que você não pode ir pra balada, te chama e diz o quanto você fará falta, mas que logo tudo acabará e teremos muitos dias pra sair juntos. Na verdade, o verdadeiro amigo é aquele que te ama pelo simples fato de você existir. E isso a gente sente né?
E outra coisa, percebi que pra ser amigo não precisa estar grudado, se falar toda hora... amigo de verdade pode ficar anos sem se ver que sabemos que ele torce por você e está ao seu lado pra tudo. Tenho amigos de verdade que não encontrei durante todo o tratamento, pela distância, pelos caminhos da vida, mas sei que ao mesmo tempo, estava super próximo.   
Hoje posso dizer uma coisa: TENHO OS MELHORES AMIGOS E FAMILIARES DO MUNDO!!!
Muitas vezes me perguntaram como eu consegui ser forte e passar pelo tratamento de um câncer sempre confiante e com a certeza de que venceria, eu na verdade não sei a resposta, mas aquelas três palavrinhas básicas que já até viraram clichê FOCO, FORÇA E FÉ, são essenciais!!!
É a pura verdade, se não seguir isso, não rola. 

FOCO no objetivo: a cura. Não via mais nada em minha frente além disso. Tudo o que você desejar ter ou fazer, sem foco é impossível...
Quer? Então vá atrás, com um único objetivo, coloque isso na cabeça e vá sem olhar para os lados. Deixei de ir em algumas festas, baladas, eventos, me distanciei de muitas pessoas por preferir ficar em casa apenas com minha família, deixei de comer coisas gostosas e comi coisas que jamais pensei, parei de trabalhar pra não judiar do corpo e não cansá-lo, fiz exatamente tudo o que meu médico aconselhou, sabia que teria que tomar cuidado com o sangue, imunidade, baixa resistência, e o foco nisso foi tão grande, que graças a Deus passei o tratamento todo muito bem de saúde.
Pra conseguir o que se quer muito, precisa focar, sem dispersar, sem sair do trilho.

FORÇA pra conseguir focar no objetivo. FORÇA para viver e realizar meus sonhos. 
A vontade de dar alegrias aos meus pais e não tristeza foi muito grande, não podia vê-los sofrer, por isso a força em vencer foi o principal motivo. Não podia suportar a ideia dos meus pais perderem uma filha, então EU TINHA QUE VIVER. Focar nesse objetivo me deu forças.  
A vontade de ter uma vida ao lado do meu DD Alexandre, construir uma família linda que sempre foi meu sonho... eu não poderia morrer sem ter essa vida que eu quero, esse sonho que tanto planejamos, pois o que mudou com o câncer foram os meios de realizar os sonhos e não o planejamento. Não vou embora dessa vida sem sentir o gostinho de ser mãe, não vou meeeesssmoooo!!! rs
O que sei é que ele não virá da minha barriga, mas virá de qualquer outra forma, de qualquer outro lugar, e será muito bem vindo e amado por nós.
Enfim, alguns sonhos que não realizei ainda e que vou realizar nessa vida.... essa força vem disso!!!

pra acreditar que tudo é possível, que você não faz parte de nenhuma estatística sobre câncer, que não importa se o de ovário com 30 anos é raro e perigoso, se é complicado, você tem que colocar na cabeça que vai se curar, independente do que os outros te falam ou o mundo te mostra. 
Fé em algo, não importa o que, mas devemos nos apegar, qualquer religião, qualquer Deus, qualquer Santo, qualquer objeto, amuleto, pessoa, enfim... escolha algo que te faça ter certeza que aquilo te fará bem e que vai te curar. Eu por exemplo me apeguei a tudo, aceitei ajuda de todas as religiões, todas as crenças, de todos os planos, todos os lados, mas a que me fez sentir mais segura e que mais me apoiei foi no Espiritismo, onde passei por consultas espirituais semanais com Dr. Bezerra de Menezes, que me fez acreditar cegamente na importância da fé em Deus e em mim, na importância de pensar positivo, e na importância de fazer o bem ao mundo. 

Simples né? NÃOOOOOO!!! Aliás eu diria que é bem difícil. Mas não impossível.
Aos poucos vou colocando aqui no blog alguns pontos positivos de tudo isso. Algumas dificuldades também, dicas, enfim... não vou parar de escrever.
Agora estou na fase de manutenção, a cada 21 dias vou na clínica pra passar com o Oncologista, fazer exames de sangue e receber o Avastin, um anticorpo que é aplicado na veia, como a químioterapia, mas não tem efeitos colaterais. Ele é uma benção segundo os médicos, ficarei por um tempo indeterminado tomando esse remedinho a cada 21 dias. Continuem rezando pelas minhas veias, para que elas aguentem firme e forte as agulhadas. (pois isso ainda não me acostumei, é sempre uma tortura). 
Aposto que a maior curiosidade de todos é o cabelo né? hahahaha 
Entãoooo, estou mega cabeluda já, tipo uns 2 centímetros. ahahahaha
É bem legal ver crescer, todo dia acordo, me olho no espelho e fico feliz com cada mudança em mim... cabelo crescendo (o shampoo já faz até espuma na cabeça hahahahah), sobrancelha nascendo tudo desgovernada, sem desenho nenhum, cílios incomodando ao piscar, pelos indesejáveis também voltaram desnecessariamente, unhas fortes, olheiras mais claras, tudo volta ao normal!!!! Que saudades que eu estava daquela Mari que não via desde novembro de 2011. 
EBAAAAAAAAAAAAAAAAA
VENCEMOS GALERAAAAAAA!!!!! ESSA LUTA NÃO FOI SÓ MINHA, MAS DE TODOS NÓS, POIS SOZINHA FICA BEM DIFÍCIL GANHAR. OBRIGADAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!     

36 comentários:

  1. Difícil não se emocionar.

    Só repito uma coisa: Chupa Tumor! Vai pra PQP!

    rsrs

    Tamo junto! Sempre!

    ResponderExcluir
  2. Meu anjinho, está foi a frase mais sábia que eu já ouvi em minha longa vida :
    " ...pois o que mudou com o câncer foram os meios de realizar os sonhos e não o planejamento..."
    Impossível dizer o orgulho de tenho de você, minha filha-postiça! Impossível demonstrar minha gratidão pelo TUDO que você me ensinou, ensinou às minhas filhas, ensinou ao mundo com seu foco, sua força e, principalmente, sua fé ! Você faz parte de mim, é um pedaço de amor que o Cara lá em cima me deu de presente .... Obrigada por tudo ! E pense bem : com a sua força, com o seu carisma, quem sabe, nesses planos do futuro não possa estar escrever um livro ? Amo você mais que caipirinha com feijoada com lazanha com churrasco com abraço de filha com beijo de neto!
    Ro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ro........ GANHAMOSSSSSS!! UHUUUUUUUUUUUUU
      obrigada por tudo viu.... te amo demais

      Excluir
  3. Você não imagina o quanto é bom poder ler esse post! O post da sua VITÓRIA!!!! E ele está muito bom!!! hehehe Pra variar, chorei lendo... :)
    Te amo!!! E quero mais e mais posts com final FELIZ!
    Já estou com saudades de vc!
    Bjos
    Leticia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!
      te amo muito e obrigada por ser essa amiga maravilhosaaaaaaaaa. beijos

      Excluir
  4. OBRIGADA mi querida Mari por todo lo que nos has dado y enseñado en esta experiecia dificil que se puso en tu camino . y que supiste afrontar con una valentia admirable . gracias por compartir tu aprendizaje y ahora que te toca cumplir tus sueños , alcanzar tus logros y realizaciones personales y de nuevo nos harás el regalo de tu generosidad al compartirlo. GRACIAS Y MIL VECES GRACIAS por ser como eres por estar ahí por transmitir tanta ESPERANZA te abrazo llena de inmensa saudade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carmennnnn!!
      la extraño superrrrrrrr!!!
      gracias por todo mi amiga... tu eres de las amigas que esta lejos de mi por la geografia, pero por el corazon esta super cerquita!!!
      gracias gracias gracias
      te quiero mucho
      besos

      Excluir
  5. Que maravilha ler este post...ler nas linhas e entrelinhas sobre esta felicidade contagiante...uma delícia!!!! Bola pra frente...Beijos e fique com Deus. Ingrid Ludke

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uhuuuuuuuuuuuu obrigada querida!!!!
      vamos que vamos que essa vida eh linda demais!!! hehe beijosssssssss

      Excluir
  6. Eeeeeeeeeee!!! Vivaaaaaaaa!!! Apesar da distância, vc sabe que esteve nas minhas orações e pensamento o tempo todo (meu, do Má e da nossa família)!! Deus é muito bom! Muito feliz por essa vitória, e ver que vc manteve as 3 palavras mágicas bem perto: FOCO, FORÇA E FÉ!!! grande beijo, te amo Lau

    ps: daqui a pouco vou ter whatsupp e ficar grudadinha em vc! hahahahahaha........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. te amooooooooooooooooooo e compra logo um celular senao vc nao fica sabendo das novidades.. hahaha

      Excluir
  7. Mari, que maravilha notícia!
    Fico imensamente feliz por você, vibro muito pq sei como é delicioso voltar pra nossa vida de novo. Terminar esse tratamento tão difícil.

    Bjos =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ciiiiiiiiiii. minha linda que me acompanha sempreeeeeee!!!! Quando escrevo um post ja fico esperando teu comentario!!!! :)
      adoroooooooooo!!! vc eh uma fofa.. obrigada por tudo viu???
      beijokas e vamos em frente sempreeeeeee

      Excluir
  8. ,,,Mari, a sua experiência foi fantástica pois você escolheu que seria assim...Parabéns a você, minha linda e a todos os que estiveram a seu lado, somando forças, focos e muita fé...e lembre-se...o que vem por aí será muuuuito melhor do que tudo o que você já viveu até hoje...depois você me conta...beijão pra você, Malu, Alexandre, e etc, etc, etc....
    Helo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helooooooooo, sou repetitiva, mas não canso de te chamar de meu exemplo!! quero te encontar logo e poder te dar um abraço beeem forte e gostoso que só vc tem.
      mil beijossssssss

      Excluir
  9. Mari, que palavras sábias... tenho certeza que muita gente torceu por você, eu inclusive. E muito. E claro que essa energia ajuda, mas a força interior é o essencial. É a intenção que a gente coloca. Faz toda a diferença. E vc sempre teve (sempre tipo desde que te conheço) uma força interior incrível. E conseguir manter isso durante todo o tratamento foi formidável. Vc merece os parabéns e merece sim comemorar essa vitória!!!!
    Ler seu blog é uma bênção. .. emociona, ensina muito sobre a vida, sobre a premissa do ser humano: ser feliz.

    Você é uma pessoal incrível, incomparável, insubstituível, porque você é você. E por isso que todos os seus leitores te amam!!

    Beijo grande! Saudades de ouvir a sua risada! Grava e poe no insta, vai!!!! :D adoro! Seus fãs agradecem! rs bjokas! ;)


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hauhahahahahaha Guiiiiiiiiiiiiii vc eh demais!!!! ai te amo meu amigo, sabia???
      minha risada?? só se vc fizer o mesmo, pq morro de saudades da tua tbem, alias, acho que rir eh o que mais fizemos juntos ne????
      obrigada por tudo e sabia de uma coisa? pessoas do bem atraem pessoas do bem...
      obrigada sempre!!! mil beijos

      Excluir
    2. que mensagem delícia de ler..!!! Faz tempo que não dou aquela gargalhada maluca, mas vou tentar gravar sim..rsrsrsrs

      obrigado você, Mari. Eu é que tenho que agradecer pela oportunidade, pela graça concedida de conhecer você! :)
      beijo!
      e um abraço!!!!!!!!!!!!! :)

      Excluir
  10. Ah menina, com esse depoimento todo voce me faz rir e chorar ao mesmo tempo. Mariana, voce e' um exemplo de Vencedora (sim, com letra maiuscula). Por caminhos que nao explicamos, e quando encontrei este seu blog, nunca mais deixei de segui-lo, assim como acompanhei sua trajetoria na luta contra o cancer, e ja te admirava pela sua forca e toda energia positiva que vc nos passava. Meses depois, do nada, eu me encontrei na mesma situacao. Mas por ter ja lido tanta coisa boa que voce escrevia aqui, eu olhei para o meu problema ja com a solucao. Eu ja havia visto que esse "bicho-papao" nao assustava mais tanto, porque uma jovem, com um problema maior que o meu, tentou e conseguiu focalizar o lado positivo de todo esse processo. Entao por que eu nao conseguiria? tenho idade pra ser sua mae, com muito mais tempo de vida, portanto mais experiencia, entao como eu nao sairia bem dessa? E estou saindo Mari. Amanha sera a minha ultima quimioterapia (ALELUIA!!!), e como vc mesma disse: nao vou precisar mais dessa -orra! so quem passou ou esta passando sabe o quanto e' dificil esse periodo. Mas valeu pra garantir a nossa cura. Mariana voce esta curada! quer noticia e final mais feliz? Voce e' uma grande alma, um grande ensinamento pra muita gente, inclusive para mim. Parabens minha querida, voce merece ser feliz e eu te desejo toda felicidade do mundo! Voce merece criar filhos, porque voce tem muito o que ensinar a eles, e eles serao gratos pela mae que os escolheu. "FOCO, FORCA E FE'" em tudo na vida. Beijo no seu coracao e obrigada por voce existir. Love, Marilda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus!!! Estou chorando e sem conseguir escrever...
      Posso só falar OBRIGADA e TE AMO?
      Assim que eu conseguir volto a escrever... hehehe
      vc eh demais! parabens pra nós!!!!
      lutamos juntas, ganhamos as duas lutas, pois tua vitoria ja esta ai, pertinho pertinho.
      amanha na ultima agradeça muitoooooo ao teu corpo por ter aguentado todo aquele veneno dentro dele. mil beijos LOVE

      Excluir
    2. Claro Mari, nao precisa dizer mais nada. Captei seu pensamento rsrs... beijo grande :)

      Excluir
  11. Mari,

    Você é minha heroína e esperei ansiosamente por esse post... desde o dia em que escreveu seu primeiro texto e eu sempre soube que ele viria em breve.

    Na fácil mesmo, Pequena, mas você foi forte e aguentou isso da melhor maneira possível. Ensinou todos nós a viver de maneira diferente e a ter uma nova visão da vida.

    Eu te amo e te agradeço por tudo que me proporcionou nesse tempo.Assim como você posso dizer que sou uma nova mulher hoje!

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Nem preciso dizer que o post mais emocionante, mais feliz, mais gostoso de ler foi este né? Acho que baseados exatamente nos objetivos que vc se apegou (Foco, força e fé), todos sabíamos que o resultado final seria positivo, lindo e muito feliz!!!!
    Acho que neste período percebemos muita coisa entre nós que, mesmo sem sabermos praticamente nada uma da vida da outra, nem sequer nos vimos, a gente tem uma ligação forte. Deus coloca nas nossas vidas as pessoas que agregam a ela. E vc pode ter certeza que me ensinou muito mais do que qq força que eu tenha te passado!
    Agora aproveite mais e mais, viva intensamente, conquiste novos caminhos e objetivos e seja muitíssimo feliz!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Mari, emocionante demais para quem acompanhou e torceu. Agora, minha torcida é para que retorne à sua rotina da melhor maneira possível, desfrutando tudo o que merece; para que você realize seus melhores sonhos.
    Deus a abençoe, e que abençoados sejam também todos a sua volta. Um abraço!
    Yara Soares

    ResponderExcluir
  14. Obrigada por dividir tudo isso com a gente e nos ensinar tanto!
    Menina guerreira e vencedora!
    Bjos, Nathy

    ResponderExcluir
  15. E como sempre, você me fazendo chorar, porém agora de muita felicidade.
    A parte que você escreveu sobre a força foi igualzinho o que meu irmão fez.
    Mari, um dos dias mais felizes da minha vida foi quando eu escutei o medico falando que meu irmão estava curado, sabia?! Não dá pra explicar o que senti.
    Depois que passa essa PORRA de quimio é muito gostoso participar da fase di crescimento do cabelo, sobrancelha,cilios... me divertia vendo o meu irmão!

    Mari,
    Parabéns pela sua vitoria e obrigada por compartilhar tudo com a gente!
    Melhorou meu dia =)
    Quero te ver!

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  16. Mari, vc é muito abençoada. Se vc tem a melhor família e os melhores amigos, na verdade é a retribuição do que vc é pra eles.
    Vc foi muito corajosa em abrir sua vida e nos contar o passo a passo do tratamento desde a descoberta e finalmente sua cura! Se vc tirou lições no meio disso tudo é porque consegue enxergar muito mais do que seu próprio problema, e mais, vc conseguiu passar muitas mensagens pra quem te acompanhou. Só por isso vc já é brilhante. Mas foi muito além. Vc teve foco, força e fé - como vc mesma disse - e com isso deixou aqui registrada sua missão. Desde o início quando li o post da Bruna Lapate tive a sensação da sua cura. É um ensinamento muito grande pra quem está do outro lado ver a sua garra, a sua força e sem deixar que o desanimo tomasse conta. Agora, foi lindo ler o que vc escreveu sobre os seus pais. O seu amor pela vida, por eles e por todos que estão a sua volta foi, sem dúvida, um combustível nessa luta.
    Parabéns pela pessoa que vc é!
    É lindo demais de ver essa sua vontade única de viver e de lhe dar com a doença. Espero que pessoas que enfrentam o câncer possam, ao menos, ler o seu blog. É um grande chá de ânimo pra vida. E viva a vida porque ela é linda demais!!!
    Um feliz recomeço!!!!

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fran, apaguei aqui pq tinha publicado o texto errado, HAHAHA... Pode apagar! :P

      Excluir
  18. Existem pessoas fortes
    Existem outras que nem tanto.
    Existem as com vontade de viver
    Existem outras que se deixam levar.
    Existem pessoas sábias
    Existem pessoas babacas, rs.
    Existem pessoas que são mães
    Existem aquelas que serão de qualquer jeito (eu e vc, no caso, hahaha).
    Existem pessoas que não podem ir tão cedo, precisam ficar e nos ensinar
    Existem aquelas que vão muito cedo, e nos deixam com muita saudade.
    Existem pessoas com sonhos e vontades
    Existem pessoas que SABEM que irão realizá-los.

    E, existe a Mariana Sória. Uma amiga iluminada, especial, única!!! Que nos deu uma lição de vida. De amor à vida, de coragem, de otimismo e pensamento positivo.

    ACABOU! E, isso eu sempre soube (depois do susto inicial, hehehe). TE AMO, FRAN! Feliz nova vida!!!

    ResponderExcluir
  19. Oi Mari (vou te chamar assim tá)
    Eu sou a Bili, noiva do Diego.
    Vi o seu blog no face e estou amando ler tudo que você publicou aqui.
    Você é um exemplo, além de escrever super bem.
    Não te conheço pessoalmente, mas pelos textos já dá para sentir que te conheço sim!
    Amei seus docinhos! Estavam deliciosos e caprichados!
    Espero te conhecer no dia do meu casamento!
    Beijos,
    BILI

    ResponderExcluir
  20. Meu nome é Edgar eu também venci acabei minha radioterapia a 2 semanas gracas a Deus Vencemos Querida mas Um Motivo Pra Agradecer A Deus

    Sou Edgar Tenho 23 anos
    Passei 5 anos com o tumor no nariz e hoje eu venci alias nois vencemos

    ResponderExcluir