segunda-feira, 9 de setembro de 2013

O lado da MÃE!!!

 Felicidade sempre!!! Nos momentos bons...

...e nos ruins, fazemos ficarem bons!!! Foto tirada assim que a Mari raspou o cabelo.

"Por que eu? Como pôde Deus deixar que isso acontecesse comigo?" Por que o câncer “pegou” minha filha jovem, de 30 anos, com uma vida linda pela frente, cheia de sonhos e não eu que já vivi 65 anos, que já tive filhos, já trabalhei, já conquistei muita coisa, já realizei os meus sonhos?
Coisas ruins que acontecem com pessoas boas não podem ser explicadas e compreendidas, na visão dos cristãos, embora quem segue a linha do espiritismo acredita que foi escolha e que com ela vamos nos aperfeiçoar.
Mas, a verdadeira pergunta é: o que fazer agora? Será que conseguimos aceitar o fato de que esta vida é imperfeita? Será que conseguimos amá-la assim mesmo, simplesmente porque é a única que temos?
Esse é o primeiro questionamento, o primeiro desabafo de uma mãe que está ao lado da filha quando o médico lê o resultado da biópsia com o diagnóstico de câncer. Faz um ano e lembro nitidamente da expressão do médico, da dor no meu peito ao ouvir as palavras, mas, mais forte que tudo, do choro da Mariana. Da expressão de horror nos seus olhos. Saímos do consultório, caminhando sem chão até chegar ao carro. Aí, nos abraçamos e desabamos. E estou aqui hoje pra falar de quem fica ao lado do paciente: desde o dia nunca esperado da notícia da doença, até o dia muito esperado da notícia da cura. Esse caminho, embora curto no tempo, é imensamente longo, quase sem fim, no dia-a-dia do tratamento. Esse termo, “tratamento” foi o que ouvi da Gigi, uma amiga da área de saúde com muita experiência: Malu, câncer tem tratamento. A partir daí, entramos de cabeça. Agarramos a nossa nova realidade “pelos colarinhos”, como dizia meu pai. Primeiro, a maratona pra escolher onde e com quem fazer o tratamento. Liga para o tio Jorge em Araraquara, para o primo William em Cachoeira Paulista, oncologistas. Liga pra todos os amigos médicos pedindo orientação, indicação de profissionais. E, claro, foram requisitados todos os santos e anjos de plantão. Quem melhor do que avós, pais, irmão, tios, primos, amigos, a pedir pra Deus iluminar nosso caminho, nossas escolhas? É isso mesmo: iluminação nas escolhas; a gente não tem essa experiência. Todo mundo que quer ajudar dá um palpite. É muita informação. Não dá pra pesquisar muito, pra experimentar. O tempo está correndo e o tumor crescendo.
Tio Eduardo aconselha fazer o tratamento aqui em Campinas, perto de casa, pois acredita na competência dos médicos. E foi por acaso que acabamos caindo no Centro de Oncologia Campinas. Abri a lista das clínicas credenciadas pelo nosso plano de saúde e passei dois telefones pra Mariana.  Ela ligou primeiro pro C.O.C., pediu consulta com o primeiro médico disponível e lá fomos nós no dia seguinte consultar o Dr. André. Um anjo, conforme a Mari citou no seu segundo post. Foi tudo de bom. Mariana, Edgard pai, Alexandre e eu - sim, entramos todos no consultório!!! – confiamos nele desde o primeiro contato. Passou competência, segurança, compreensão e bondade.  Foi uma escolha aleatória. E não é que deu certo? Tem ou não tem o dedinho de Deus, Jesus, Nossa Senhora, Santo Antonio e todos os anjos e santos? Sentimos que somos abençoados. A primeira etapa acabou. Alívio no peito pois,  o caminho já estava traçado. 
Agora, a cada três semanas, uma sessão de quimioterapia. Esse veneninho que cura mas provoca um estrago no corpo. Hora de fortificar o físico, pois o emocional está sendo cuidado pela legião de amigos com suas orações, vibrações e torcida infinita. Chá de graviola. Suco de graviola. Suco fortificado com beterraba, cenoura, maçã. Mais outro com couve, limão e mel. Vitamina de tudo que é jeito e gosto. O ferro da carne, o ferro da verdura. Dia após dia, mandando longe a anemia e a fraqueza.
Fazer comidas, sucos e vitaminas, é fácil. Acompanhar a filha nas sessões de quimioterapia e ficar fazendo reiki pra canalizar só boas energias, é fácil. Difícil é respirar fundo, encher os pulmões, até que tudo se resolva. Difícil é presenciar aquela agulha que não entra, sua filha ficando pálida quase chorando. Difícil é aguardar o resultado dos exames de sangue pra saber se o nível do CA baixou e do Pet Scam pra saber se o tumor sumiu. Difícil é ver que o sonho que sua filha alimentou desde que era bem pequenininha quando brincava com todas aquelas bonecas, terá que ser modificado. Porém, fácil é conviver com a nova Mariana. É fácil enxergar a linda mãe que ela vai ser.  É fácil aceitar as linhas que Deus escreve: minha filha nasceu pra coisas grandiosas. Pra abrir caminhos. Pra ajudar outras pessoas na caminhada. É fácil ver a luz que a Mariana irradia. Seu otimismo, sua força, sua fé. Agradeço a Deus e a todos do bem que nos cercam. É muito bom, uma bênção, sentir que não estou sozinha nessa retaguarda. Que tenho um filho e um grande amigo que é o pai dos meus filhos, ao meu lado, pra torcer junto, rezar junto, vibrar e agradecer junto, meus queridos Edgard e Edgarzinho.
Sou abençoada.  Obrigada, minha linda filha, pela oportunidade de viver ao seu lado, pelo crescimento que alcanço mirando o seu exemplo.
Eu te amo muito além do infinito,
 Mamãe Malu


terça-feira, 3 de setembro de 2013

Mari Dia Feliz!!!

Caraca!!! Preciso contar pra vocês sobre um dia muito feliz que passei, aliás, minha semana toda foi especial.
Meu aniversário foi dia 27 de agosto. Fiz 31 anos e pensam que fiquei em depressão??? NUNCA! Foi meu primeiro aniversário de vida nova, de recomeço.
Segunda feira a noite (um dia antes do meu níver) meu DD e eu saímos do trabalho e fomos pra Santos de surpresa, jantar com meu pai e irmão e ganhei meu maior e mais valioso presente: meu pai com uma carinha ótima, sem dor e feliz!!! 
Pra quem não conhece esses são meus três homens: 
papis, namorido e irmão!

As comemorações continuaram durante toda a semana com direito a almoço com toda família, bolo na casa da vovó, bolo surpresa da ex-sogra na casa da ex-cunhada (dizem que sogra e cunhada nunca serão ex, pra mim tanto faz o nome que dou à elas, o importante é o quanto as amo e amarei para sempre), barzinho com família, ligações de pessoas queridas, e-mails, mensagens no facebook, enfim...amei tudo!!!

Mamis e Brother no almoço em família

Domingo almocei num restaurante mexicano suuuper bom, (o mais verdadeiro México de todos que já fui até hoje) com uma família que amo demais: Lapate Lisboa!!! :) 
Ah!!! vocês não acreditam o presente que ganhei da minha mãe, todos meus textos do blog impressos. Ficou a coisa mais linda desse mundo e emocionante. Olha a foto aí:

Mas agora vou falar sobre sábado... tentarei não chorar enquanto escrevo, mas não garanto... hahahahaha
Quem me conhece só um pouquinho, sabe o quanto sou louca por samba e o quanto o samba faz parte de mim, de minha vida e é minha maior alegria. Por causa do tratamento, fiquei quase um ano sem ir a um samba (barzinho ou balada), e nada mais justo, agora que já posso sair, comemorar meu aniversário do jeito que eu mais gosto né? 
Pois bem... aí fomos nós!!! O lugar que escolhi foi o BAR SAMBA na Vila Madalena em São Paulo.
Foi uma noite incrível, eu estava ao lado do meu amor, do meu irmão e dos melhores amigos desse mundo!
Juro, eu estava tão feliz, mas tão feliz que acho que estava voando, em êxtase, dancei, cantei, sorri, brinquei, bebi (sim, a ressaca no dia seguinte foi grande hahahaha), as vezes eu parava e olhava para os lados, aquelas pessoas que estavam lá são tão fofas, são tão queridas que eu não sabia como dizer isso. Queria poder retribuir aquele amor, aquele carinho, por estarem naquele momento especial ao meu lado, mas não sabia como, aliás, não sei como... parece que se eu disser mil vezes obrigada a cada um que estava ao meu lado será pouco e ainda não vou conseguir passar o que sinto. De verdade, foi um dos melhores dias da minha vida, foi uma emoção enorme em receber aqueles abraços que sei que são verdadeiros, abraços com uma energia enorme, abraços que diziam muito, que palavras não representam tanto. 
Eu achava que não existiria emoção maior, até que de repente eu escuto o cantor do grupo de samba falar no microfone meu nome. O QUE FOI AQUELE MOMENTO????? 
Sei lá o que meus amigos queridos foram falar com eles, que escuto algo mais ou menos assim:
-Queremos parabenizar a Mariana que passou por uma situação difícil em sua vida, mas graças a Deus venceu a batalha, pois é uma grande guerreira e está aqui hoje comemorando sua vitória com seus amigos. Parabéns Mariana e que você continue sempre com essa força e alegria de viver. Essa música é em homenagem a você.
E começaram a tocar a música A AMIZADE (segue o vídeo da música), pronto, na mesma hora todos meus amigos e eu, fizemos uma roda, abraçados e começamos a cantar com toda força e chorar juntos. Gente, eu cantava alto, quase gritando, olhava pra cada uma das pessoas que estavam comigo naquela roda e agradecia a Deus por aquela amizade. Vi lágrimas nos olhos de cada um (e não adianta mentir hein... vi mesmoooo hahahaha) aliás, vi lágrimas até nos olhos de umas pessoas da mesa ao lado. Foi a maior emoção que senti, aquela energia passando um para o outro, amor puro e verdadeiro, sem maldade, sem inveja, ai ai ai... eita coração forte!!! 
Acabou a música, abracei a cada um e se eu não consegui dizer na hora, digo agora: OBRIGADA MEUS AMIGOS, AMO CADA UM DE VOCÊS!!!!
Não bastasse, aparece meu amor com um bolinho. Cantamos parabéns, apaguei a vela pra me dar mais sorte sempreeeeeee!!!!
Infelizmente tudo o que é bom dura pouco e realmente, não queria que aquele dia acabasse nuncaaa!!! 
Mas com certeza aquele lugar, aquela música, aquelas pessoas, aquele momento, aquele choro forte de alívio e desabafo, ficarão pra sempre em minha memória.
Aqui vai meu beijo e meu abraço do tamanho do mundo especialmente para: Edgard, Alexandre, Flávia, Carla, Bruna, Henrique, Carol, Fernando, Daniel, David, Michele, Carioca, Bella, Léo, Guilherme, Mirella e Kleber. Vocês são iluminados e me fizeram a pessoa mais feliz desse Universo.

Essa foto tiramos no começo da balada, 
algumas pessoas não tinham chegado...